Os Judas de hoje (4) – Papa interpela cada pessoa: “Tu, Judas, o pequeno Judas que tens dentro de ti, onde estás?”

Imagens da celebração eucarística do Papa Francisco, hoje, pelas 06h00, em Santa Marta. Vatican News.

O Papa Francisco quer ver a humanidade a olhar para Judas mas também a fazer um mea culpa. Aliás, disse-o na homilia de hoje no Vaticano, a que o FN assistiu, pelas 06h00, e divulga agora, em vários excertos, as ideias centrais.  “Pensemos nos tantos Judas institucionalizados neste mundo que exploram as pessoas e pensemos também no pequeno Judas que cada um tem dentro de si. É a hora de escolher entre a lealdade a Jesus ou o interesse [dinheiro]”.

Ninguém pense que só houve um traidor na histórica bíblica do mundo, alerta o Papa. “Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher o seu próprio interesse, cada um de nós tem a possibilidade de deixar-se atrair pelo amor ao dinheiro ou ao bem estar futuro”.

Terminando a sua homilia nesta quarta feira da traição do Senhor, e mantendo o mesmo registo linguístico de frontalidade e da preferência por um léxico concreto e em linha com o seu tempo, o Papa Francisco despediu-se na interrogativa: “Judas onde estás? Esta pergunta faço-a a cada um de nós. Tu, Judas, o pequeno Judas que tens dentro de ti, onde estás?”

https://www.facebook.com/vaticannews.pt/videos/2466131513701233/