Estepilha: quando o “Fica em Casa” substitui o “Fica na Cidade”, a SRS põe écran para uso do público transeunte…

Rui Marote
Em 2016, nasceu uma iniciativa da CMF, criando pólos de música e animação em diversos locais da cidade, na altura com um calendário idêntico às Festas da Sé, iniciativa da junta de freguesia. Uma competição entre uma Junta e uma Câmara de cores diferentes. Mas a guerra durou pouco tempo, uma vez que quem patrocinava as festas da Sé era a edilidade funchalense. . As festas da Sé já tinha conquistado cartaz , e eram ponto de encontro dos funchalenses e turistas nos finais de tarde até o novo dia.
Já o Fica na Cidade, com vários palcos distribuídos em diversos locais da cidade, apresentava, em certos casos, artistas locais que se exibiam para as quatro paredes sem um único espectador. A aposta foi um fracasso de adesão e de conquistas de votos.
Hoje esses eventos e outros estão ameaçados pelo um novo evento coronavírus, que conquistou todo esse espaço sendo substituído pelo FICA EM CASA.

Entretanto, a Secretaria da Saúde tem novas e modernas instalações na Rua da Carreira num prédio antigo e com história, bem recuperado sob a alçada do património. No entanto o Funchal Notícias há vários meses fez referência às letras garrafais coloridas nas instaladas em plena via pública, ao jeito de uma nova Disneylândia.
Estepilha que agora, numa porta ao lado da entrada (fachada) que estava encerrada, colocou -se um ecrã televisivo para o exterior, com a finalidade de elucidar os transeuntes com notícias da saúde nesta altura útil.
Isto numa altura que o slogan é Fica em Casa.
Na altura que tirámos estas fotos nem um transeunte se via. Para quem será o écran?