“Turistas têm medo como nós mas hoje sentem medo de nós”, reação de Victor Freitas com “vergonha do que se tem passado”

Victor Freitas, vice presidente da Assembeia Regional, lançou hoje um desabafo na sua página do Facebook, abordando um outro prisma pelo qual devemos avaliar a presença de turistas na Região, que na atual conjuntura de pandemia do coronavírus COVID-19, tem sido vista como nociva para a Madeira. A primeira reação é de saída, correspondendo ao perigo real de contágio, que o primeiro caso registado na Região, de uma holandesa, veio reforçar. Só que, como em tudo, é preciso bom senso no meio do pânico. Difícil, mas preciso.

Victor Freitas escreve: “Tenho vergonha do que se tem passado no espaço público e nas redes sociais. Tenho vergonha da forma como trataram e continuam a tratar os turistas. Já falei com alguns. Têm medo como nós. Mas hoje, sentem medo de nós!
Tenho vergonha que alguns meus conterrâneos digam “fora daqui” e outras coisas ainda piores. Eu não queria estar de férias, longe de casa, e ser tratado assim.
Disse-me um casal de turistas apanhados nesta situação e que aguardavam o repatriamento “eles olham para nós como se fossemos uma doença”. Eles, somos nós!
Tenho vergonha de que pessoas que compraram casa na Madeira e escolheram a Madeira para viver sejam tratados desta forma, só porque são “estrangeiros”. Tenho vergonha que alguns nos órgãos de Comunicação Social, nos discurso e nas redes sociais continuem a envergonhar-nos como seres humanos. Tenho vergonha que nesta situação, os turistas, deixaram de ser seres humanos. Tenho vergonha que um doente, por ser turista, seja tratado como um vírus.
O medo não desculpa tudo. Temos que voltar a ser o que sempre fomos”.