Escola da Calheta acolheu conferência sobre “A Transição Ecológica dos Alunos para o 10.º Ano”

Decorreu no passado dia 11 deste mês de fevereiro na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta a conferência “A Transição Ecológica dos Alunos para o 10º Ano”, tendo como orador o Doutor João Viveiros, Investigador da AICA e Professor de Matemática do Ensino Secundário.

Este evento foi promovido pela Associação de Investigação Científica do Atlântico em parceria com o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social da Calheta, com o apoio da Câmara Municipal da Calheta e da Equipa de Coordenação de Formação Permanente e Contínua da Escola e a colaboração do Presidente do Conselho Executivo da Escola.

A conferência realizou-se na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta na parte da manhã, onde participaram os  docentes e alunos do 9º ano de Escolaridade.

Na parte da tarde o Professor João Viveiros deslocou ao Polo da Fajã para abordar o mesmo tema aos alunos do 9º ano.

De salientar que o debate na conferência esteve relacionada com o processo de transição para o Ensino Secundário, que é experienciado por muitos alunos como um processo difícil e até traumático para alguns alunos. São muitas as mudanças que acontecem naquele processo, transportando o aluno para contextos diferentes daqueles a que estava habituado. Neste sentido, concluiu-se que um aluno esclarecido sobre este processo terá mais facilidades para ultrapassar os obstáculos e assim, adaptar-se melhor às novas realidades do seu percurso escolar.

Em síntese, na conferência discutiram-se os processos de transição para o Ensino Secundário; as perceções dos professores de Matemática sobre a transição para o 10º ano; as perceções e as emoções dos alunos sobre o insucesso no 10º ano; os percursos de ensino e aprendizagem e sensibilizaram-se os alunos para a problemática associada à transição para o 10º ano de modo que esta fosse caraterizada como uma transição ecológica.

Foram apresentados os estudos que são feitos noutros países para minimizar o impacto da transição e as perceções dos professores sobre os alunos na transição para o 10º ano.