Pedro Calado diz que onde está o CINM e Zona Franca antigamente “era um descampado”

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, esteve hoje na cerimónia de entrega dos prémios escolares da Zona Franca 2019, na sede da SDM no Caniçal. Na ocasião, Calado aproveitou para elogiar o “excelente trabalho (…) que esta administração tem feito em prol da Madeira”.

Dirigindo-se aos jovens estudantes, traçou um breve historial do Centro Internacional de Negócios da Madeira e da Zona Franca, dizendo que na década de 70 e início da década de 80, “esta zona era um descampado” por onde passavam “muito poucas pessoas”.

“Foi fruto de uma grande visão que o Governo Regional teve nessa altura” que foi preparado, “neste cantinho da RAM”,  uma zona deserta” e “de muita dificuldade de acesso (…)” um projecto que, segundo o vice-presidente do GR, criou postos de trabalho.

Elogiando a dinâmica empresarial que considera existir hoje na localidade, Pedro Calado considerou que “houve ali um desenvolvimento muito grande”.

“Quase 14, 15 por cento das receitas fiscais que nós temos na Madeira, e que permitem ter o nível de educação que nós temos, nas escolas, o nível de saúde, os apoios sociais e a qualidade de vida que temos, são oriundas do CINM”, garantiu.

Para o governante, a SDM tem contribuído para este desenvolvimento, demonstrando ainda “responsabilidade social”, que inclui reconhecer os melhores alunos do concelho de Machico e das localidades próximas.