Data do Congresso do PS-Madeira decidida em fevereiro e avança homenagem a Emanuel Jardim Fernandes

PS vReunião Comissão RegionalA Comissão Regional do Partido Socialista-Madeira decidiu que a marcação do congresso do partido será feita na próxima reunião deste órgão, a ter lugar em fevereiro. Este era um dos pontos na agenda da reunião.

«Foi votado por larga maioria o adiamento para a próxima Comissão Regional, a ocorrer idealmente em fevereiro de 2020, porquanto queremos uniformizar calendários com a estrutura nacional». «O ano de 2020 vai ser um ano do ponto de vista político com muitas iniciativas, mas sem eleições. Portanto, podemos, de forma tranquila, fazer a apreciação e a reflexão que deve mobilizar todos os socialistas da Madeira», sustentou o presidente da Comissão Regional, Bernardo Trindade.

A Comissão Regional votou, por unanimidade e aclamação, uma proposta do deputado Carlos Pereira, no sentido de ser feita uma homenagem ao presidente honorário do PS-Madeira, Emanuel Jardim Fernandes, «pelo tributo, pelo trabalho, pela luta, pelo afinco e pela determinação com que participou em todos os momentos da nossa vida democrática». O documento vai ser remetido à Comissão Nacional do PS, para que, de forma conjunta, possa ter lugar este momento «da mais inteira justiça».

Nesta reunião foi também analisada a situação política atual, tendo Bernardo Trindade destacado a apresentação, esta semana, do Orçamento do Estado para 2020. Um orçamento, que, disse, é de continuidade na reposição de direitos, de salários, de pensões, nos incentivos à natalidade, nos incentivos aos jovens que entram no mercado de trabalho, tendo o IRS reduzido, mas, simultaneamente, também um orçamento que «clarifica determinadas matérias que são muito caras aos madeirenses e porto-santenses, designadamente a questão do novo Hospital da Madeira».

Segundo uma nota do gabinete de comunicação do partiudo, “de acordo com o presidente da Comissão Regional, é importante agora que o Governo Regional avance o mais rapidamente possível com o concurso público internacional, «para que tenhamos uma infraestrutura capaz de servir e responder aos anseios dos madeirenses e porto-santenses».