Gregório Cunha lança livro de fotografia que mostra a Madeira vista do céu

Foto Gregório Cunha

“Madeira Vista do Céu – From the Sky”, é o titulo do novo livro de fotografia do fotojornalistamadeirense Gregório Cunha. Um nota à imprensa descreve-o como incluindo “as mais belas e surpreendentes paisagens da Madeira e Porto Santo, num retrato inédito captado unicamente com drone em que a sensibilidade e criatividade do olhar diferente se transforma quase num sonho, nos arrebata para a magia da exuberante natureza e a harmoniosa presença humana nestas ilhas encantadas”.

Em formato panorâmico, esta é uma publicação bilingue, com textos em português e em inglês, numa edição de autor. O livro será apresentado pelo vice-reitor da UMa – Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes, no dia 19 de Dezembro às 18h30 no Salão Nobre da Assembleia Regional. Já está à venda na loja FNAC Madeira e chegará em Janeiro às livrarias do continente. Com acabamento em capa dura em formato horizontal (30 cm x 23cm) é constituído por 260 páginas com 180 imagens captadas inteiramente com recurso a drone com a temática de paisagem intercaladas com fotografias de acções humanas do quotidiano da Madeira e Porto Santo.

O livro está divido em 11 capítulos correspondentes aos municípios da região autónoma da Madeira, contém ainda pequenos e informativos textos introdutórios sobre cada município e um resumo histórico sobre a Madeira, tornando acessível a história e cultura das localidades, doslugares a visitar e contemplar, nos 11 concelhos da RAM.

”Madeira Vista do Céu” é o resultado de um trabalho fotográfico que durou dois anos e meio, em que Gregório Cunha andou a percorrer os vários pontos do arquipélago para reunir num retrato inédito da região nesta obra agora apresentada.

Gregório Cunha é fotojornalista desde 1991, trabalhando como ‘freelancer’ para diversos jornais, agências de notícias e revistas de âmbito nacional e internacional, sendo colaborador permanente do jornal Público, semanário Expresso, revista Sábado e da agência de noticias Lusa, estando ainda representado no banco de imagens Getty Images. Foi redactor e fotojornalista de jornais regionais e
colaborou com agências internacionais, como a A.P. Associated Press ou a A.F.P. Agence FrancePresse. Licenciado em Arte e Multimédia pela Universidade da Madeira e com pós-graduação em Gestão Cultural, é ainda membro do corpo voluntário de ajuda humanitária da União Europeia, EU Aid Volunteers, tendo participado em missões humanitárias como especialista de comunicação e
visibilidade internacional. De momento também é consultor de gestão de arquivos digitais e desenvolve projectos multimédia com realidade virtual em fotografia a 360 graus, refere um comunicado de imprensa.