Alunos da Escola Jaime Moniz participam no primeiro debate Model United Nations

No dia 17 de dezembro, um grupo de cinco alunos da Escola Secundária Jaime Moniz participou, no âmbito da sua colaboração no Parlamento dos Jovens, no primeiro debate Model United Nations realizado na Madeira (MadeiraMUN).

Este debate, que teve lugar na Câmara Municipal do Funchal, e cujo tema foi “A Crise na Venezuela e o Combate à Pobreza”, pretendeu desenvolver nos alunos, delegados representantes de diversos países, o espírito crítico, bem como a capacidade de argumentação e apresentação oral das suas ideias.

Ao longo do dia, os vários delegados, oriundos de diferentes escolas da região, tiveram a possibilidade de debater assuntos tão diferentes como saúde, educação, segurança, desemprego, agricultura, entre outros, num ambiente salutar, respeitador e colaborativo.

Os representantes  do “Liceu”, Luísa Tovela, delegada do Irão, Tiago Maia, delegado da Argentina, Joana Abreu, delegada da Austrália, Nídia Abreu, delegada da República Democrática do Congo, e Francisca Fernandes, delegada da África do Sul, consideraram a atividade muito interessante e esclarecedora no que diz respeito à colaboração internacional na resolução de problemas internos de um determinado país.

Segundo as coordenadoras, Alzira Mendes e Andreia Almeida, no final, a ESJM orgulha-se de ver o delegado Tiago Maia ser distinguido como melhor delegado da primeira sessão MadeiraMUN.

As coordenadoras do Parlamento dos Jovens: