Marinha apoiou hoje embarcação à vela com falha no motor a Norte do Porto Santo

Um comunicado do Comando da Zona Marítima da Madeira dá conta de que foi prestada assistência ao veleiro “Wanderer”, que navegava a 10 milhas a Norte do Porto Santo, quando perdeu propulsão no motor. O veleiro, com bandeira do Reino Unido, tinha um único tripulante a bordo, de nacionalidade sul-africana. Face às condições meteorológicas que se faziam sentir, havia dificuldade em navegar à vela, pelo que foi enviado um pedido de assistência, recebido no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, no Funchal, cerca das 8 e 38.

Segundo a Capitania do Porto do Funchal, foi imediatamente activado para o local o navio-patrulha NRP Tejo e a embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Porto Santo, ISN-SR1.

Face às condições meteorológicas na área, foi mantido um acompanhamento próximo, com comunicações rádio intermitentes, e activada posteriormente a embarcação “Orca”, da Polícia Marítima. Confirmada a necessidade de apoio para o reboque, o mesmo acabou por ser realizado pela embarcação “Comandante Cristiano de Sousa”, da Administração dos Portos da RAM. O veleiro entrou em segurança na marina do Porto Santo pelas 18h15. Quanto ao tripulante, estava perfeitamente bem de saúde.