5ª Mostra da Tangerina em Santa Cruz entre outras acções natalícias

A Junta de freguesia de Santa Cruz promove este ano, como de hábito, várias actividades neste Natal. Nos dias 14 e 15 de Dezembro realiza-se a 5.ª Mostra da Tangerina, na Praça Padre Patrocínio Alves. Uma acção que decorre já há cinco anos e que visa a promoção e divulgação de tradições do Natal madeirense, com a Tangerina como elemento típico, “ou não fosse a freguesia de Santa Cruz a zona com maior produção de tangerinas da Região Autónoma da Madeira”.

O executivo da Junta salienta que tem tido a preocupação de enriquecer a Mostra na vertente da produção da tangerina, confecção e alimentação saudável, dinamizando uma palestra sobre o cultivo da tangerina, em articulação com a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, bem como realizando seminários que contam com a participação de especialistas, nomeadamente, da nutricionista Jéssica Fernandes. Estas actividades decorrerão na Casa do Povo de Santa Cruz, sendo gratuitas e abertas a todos os interessados.

A Mostra conta também com um espaço musical tradicional e de folclore, culminando, no dia 15, com a actuação do grupo humorístico regional 4 Litro, num momento de maior descontracção. Este evento conta com o apoio de vários parceiros: a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Casa do Povo de Santa Cruz e a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, sendo de destacar o importante papel dos produtores de tangerina da freguesia que, desde o primeiro momento, apoiaram e colaboram para a concretização deste evento, refere comunicado da Junta.

No dia 14, decorrerá a noite do mercado de Santa Cruz.