Albuquerque em encontro de presidentes das Regiões Ultraperiféricas

Albuquerque2@miguelmonizO gabinete de comunicação da presidência do Governo Regional anuncia que Miguel Albuquerque participa no Encontro Intercalar de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, que se realiza em Bruxelas, nos próximos dias 18 e 19 de novembro.

No âmbito deste encontro os Presidentes têm agendadas um conjunto de reuniões ao mais nível com as Instituições Europeias.

No dia 18 a Embaixadora Marja Rislakki, Representante permanente da Finlândia junto da União Europeia, país que preside neste semestre ao Conselho, recebe os presidentes das RUP.

“O objetivo desta reunião é sensibilizar a Presidência do Conselho para importância para as Regiões Ultraperiféricas, da negociação do Quadro Financeiro Plurianual e dos regulamentos setoriais respetivos, nomeadamente ao nível da Política de Coesão, Política Agrícola Comum e Política Comum das Pescas”, revela a mesma nota da Quinta Vigia.

Os Presidentes das RUP irão também se encontrar com o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Younous Omarjee..

Para terminar esta jornada existirá uma reunião entre os Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e os seus Estados Membros de pertença, saber, França, Espanha e Portugal. Está prevista a assinatura de uma declaração política conjunta entre os três estados e as suas nove regiões ultraperiféricas, onde se reforçará os argumentos políticos que deverão ser atendidos no âmbito da negociação do Quadro Financeiro Plurianual 2021-27, nomeadamente pelas especificidades que estas regiões apresentam e que estão devidamente salvaguardadas nos Tratados Europeus, nomeadamente no art.º 349 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE).