Atuação do Governo na extração de inertes avaliada em Comissão de Inquérito no Parlamento

ALR conferencia dos partidosA Assembleia Regional, no âmbito de uma comissão de inquérito, vai analisar a problemática da extração de inertes nas ribeiras e orla costeira da Madeira. Isso mesmo foi o que ficou decidido hoje, na Conferência dos Representantes dos Partidos, que aprovou uma Comissão Parlamentar de Inquérito à atuação do Governo Regional nessa matéria.

JPP e CDS prescindiram de participar na comissão. Sendo assim, ficam cinco deputados do PSD, três do PS e um da CDU.

Como refere uma nota do gabinete de comunicação da presidência do Parlamento, “este direito potestativo do PS impõe que a comissão se constitua automaticamente, sem decisão do plenário.  “A Comissão de Inquérito será composta por cinco elementos do PSD, três do PS e um do PCP, porque o CDS e o JPP decidiram prescindir da sua presença nesta comissão”, esclareceu o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, que vai informar ainda a Procuradoria-Geral da República da constituição desta comissão “para saber se há inquérito criminal em curso”. Uma vez constituído, este grupo de trabalho tem 180 dias para apresentar um relatório final.

Foram também aprovadas as alterações aos tempos de intervenção nos plenários. Todos os partidos vão ter direito a intervir no Período Antes da Ordem do Dia (PAOD). No debate na generalidade dos Projetos e Propostas de Lei e dos Decretos Legislativos Regionais, o Governo e o PSD têm 20 minutos, o PS 18 minutos, o CDS e o JPP 7 minutos e o PCP 4 minutos, tempo esse que fica reduzido para metade na discussão na especialidade.