Mobilidades no espaço e no tempo em debate no Funchal a 14 e 15 de novembro

O Centro de Estudos de História do Atlântico, Dr. Alberto Vieira acolhe a 14 e 15 de novembro a conferência “Labor, Sugar and Long-Distance Migration” (TRABALHO, AÇÚCAR E MIGRAÇÃO DE LONGA DISTÂNCIA: AÇORIANOS E MADEIRENSES NA GUIANA, CARAÍBAS E HAVAI).

A partir de 1835, muitos madeirenses e açorianos atravessaram o mar para trabalhar nas plantações de açúcar da Guiana colonial britânica e vizinhanças e, desde 1878, no Havai. Foram em tão grande número, e tantos persistiram em ficar, que formaram comunidades distintas, atraíram os seus conterrâneos, alargaram a sua área de influência e foram ocupando outras ilhas da Caraíbas, desenvolvendo atividades, sobretudo comerciais.

A sua história, porém, é muito pouco conhecida, tendo sido quase apagada da historiografia portuguesa, apesar de terem contribuído para a composição da paisagem social dos lugares onde se implantaram.

Neste encontro, propomos reunir investigadores com trabalhos sobre as migrações e dinâmicas das comunidades Luso-descendentes na Guiana, Caraíbas e Havai, e ainda ter um espaço de palavra e visibilidade para os que se assim se identificam e estão interessados nos trajetos familiares, genealogia, memória e tradições.

Entre sessões de apresentação de resultados de investigação académica e sessões de memória, depoimentos, discussão, e planeamento de possíveis publicações, redes de troca de informação genealógica e outras plataformas, construiremos a História destes insulares que, um dia, saíram dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para se irem plantar nas ilhas longínquas das Caraíbas e do Havai.