O Serviço de Urologia do SESARAM veio anunciar, que, tal como em anos anteriores, resolveu associar-se à campanha “Novembro Azul” promovida pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a qual visa sensibilizar os homens a cuidar da sua saúde e particularmente para a prevenção do cancro da próstata.
Neste âmbito, decorrerá amanhã, 12 de Novembro, pelas 18h30, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma palestra intitulada “Vamos falar sobre Cancro da Próstata” com a participação dos urologistas do SESARAM Ferdinando Pereira e Pedro Fernandes.
A campanha contempla igualmente a realização da 3ª Corrida do Homem, apadrinhada pelo director do Serviço de Urologia do SESARAM (aberta a todas as mulheres que se queiram associar à iniciativa e apoiar esta causa), no dia 22 de Novembro, pelas 18:00 (concentração no Largo da Sé, Funchal).
A 17 de Novembro assinala-se o Dia Mundial do Combate ao Cancro da Próstata, alertando para a incidência de que 2 em cada 11 homens poderão vir a ter este tipo de cancro. Novembro Azul é uma campanha de prevenção realizada por diversas entidades no decurso deste mês, dirigida à comunidade em geral e, em especial, aos homens, para consciencialização das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata.
Paralelamente a estas actividades dinamizadas em parceria com o Serviço de Saúde da RAM, o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem em organização outras iniciativas para assinalar o mês dedicado a esta temática, informa comunicado.