O Museu da Baleia da Madeira – Município de Machico associa-se às comemorações do Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de novembro, com várias iniciativas gratuitas, elucidativas da sua missão, programadas entre os dias 12 e 22 de novembro de 2019. A organização emitiu uma nota sobre esta iniciativa.
No dia 12 novembro, pelas 15h00, terá lugar a estreia do teatro de fantoches “Pinóquio na barriga do cachalote”. Inspirado na história do Pinóquio, o teatro de fantoches recria a intemporal história do Pinóquio, explorando o imaginário marinho com personagens originais, que nos remetem para a realidade regional e nos levam a conhecer espécies como a Boca-de-panela e o Cachalote.
No dia 14 de novembro, pelas 16h00, será inaugurada a exposição itinerante “Museu da Baleia: Conhecer o passado e perspetivar o futuro”. A exposição, aborda aspectos das temáticas tratadas pela instituição, colocando o museu em diálogo com novos públicos, dando a conhecer o trabalho realizado mas também a visão institucional e os valores pelos quais se orienta.
No dia 16 novembro, às 10h30 e à semelhança dos anos anteriores, é a vez da atividade “Behind the Scenes… take 6”, uma iniciativa que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho científico realizado no Museu da Baleia da Madeira. A sessão tem início com a exibição do documentário “à descoberta do Mar”, seguida de uma visita guiada à exposição temporária, ao núcleo de anatomia da exposição permanente e para finalizar às áreas técnico-científicas, habitualmente encerradas ao público.
Esta iniciativa, de caráter gratuito, está sujeita a inscrição, os interessados deverão fazer a sua inscrição, até ao dia 14 de novembro, no seguinte endereço:
https://docs.google.com/forms/d/17SoyqxTqEB707VtR5nqWbW78EdpptjL8L3g1eGkKY4M/edit
O encerramento das atividades está previsto para o dia 22 de novembro, com a a atividade “Ajude a virar a Maré”, que se realizará em duas sessões, uma na parte da manhã com a limpeza da praia da Ribeira do Natal e a outra na parte da tarde com a limpeza da praia da vila do Caniçal. A ação de educação ambiental é desenvolvida em parceria com a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal.
E porque o dia 16 de novembro coincide com o terceiro sábado do mês, o museu disponibiliza, entre as 10h00 e as 14h, entradas na exposição permanente com 50% de desconto.