Governo Regional louva “pioneirismo” e “vigorosa liderança” do ex-Comandante Operacional da Madeira

comandante zmm carlos perestrelo
O Major-General Carlos Perestrelo numa audiência com o presidente do Governo.

O Conselho de Governo Regional, hoje reunido na Quinta Vigia, aprovou um voto de louvor ao major-general Carlos Alberto Grincho Cardoso Perestrelo, “pelos elevados serviços prestados enquanto responsável pelo Comando Operacional da Madeira (COM)”.

Nos fundamentos do texto que suporta este voto, o Executivo refere “o elevado empenho com que sempre colocou o seu conhecimento e os recursos sob seu comando ao serviço das mais diversas iniciativas de cooperação com as entidades regionais, quer ao nível ambiental e da salvaguarda da floresta, quer nas diferentes formas de parceria e cooperação que foram conseguidas ao longo desse tempo”, bem como “o exemplar dinamismo com que conseguiu realizar eventos de nível nacional na Região Autónoma da Madeira, contribuindo desse modo também para a divulgação de uma imagem positiva e de grande prestígio da Instituição Militar junto da população”.

O Governo Regional sublinha “a vigorosa liderança com que, através do Regimento de Guarnição Nº3 da Zona Militar da Madeira, preparou o oitavo Contingente Nacional, maioritariamente composto por jovens militares da Região Autónoma da Madeira, para o cumprimento de missão operacional no Iraque”.

No mesmo texto, o gabinete de Miguel Albuquerque destaca “o pioneirismo de diversas iniciativas, de que o Programa “Alista-te por um dia”, referenciado como projeto a replicar em todo o país pelo seu caráter inovador a nível nacional e pelo papel decisivo na aproximação das instituições militares às comunidades escolares”.

Recorde-se que o major-general Carlos Perestrelo foi afastado na sequência dos acontecimentos que envolveram a presença de material militar em torneios de golfe, na Região, com manuseamento por parte de civis. O seu lugar já está ocupado pelo Contra-Almirante Dores Aresta, sendo esta a primeira vez que o comando operacional é liderado por um oficial da Marinha.