X Seminário Nacional de Professores de Geografia amanhã em Santa Cruz

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, preside amanhã, dia 1 de Novembro, a partir das 10h00, no Hotel Vila Galé, em Santa Cruz, ao X Seminário Nacional de Professores de Geografia, uma iniciativa da Associação de Professores de Geografia. Após a sessão de abertura, a governante realizará a conferência de abertura com o tema “Os desafios da Gestão da Água na RAM num Cenário de Mudança Climática”.

Na sessão de abertura estará Susana Prada (em representação do presidente do Governo); o edil santacruzense, Filipe Sousa; Ana Cristina Câmara, presidente da Associação de Professores de Geografia; Rui Freitas, directora da Escola B+S de Santa Cruz; e Arlindo Aguiar, da comissão organizadora local.

Das 11 horas ao meio-dia, realizar-se-á a conferência de abertura, com a intervenção supracitada; no painel 1, subordinado à temática Insularidade: obstáculo ou potencialidade, intervirão Alberto João Jardim (IADM); Raquel Brazão (AIG); Agostinho Figueira (EEM)

Já às 14h30, num painel sobre o Poder local e ordenamento do território, participarão José Paradela, Élvio Sousa e Vitor Hugo. Está prevista para as 16 horas uma visita de estudo intitulada “Calcorreando Santa Cruz”, orientada pelo historiador Emanuel Gaspar.

No dia 2 de Novembro realizar-se-ão visitas de estudo a Santana e à Ponta de São Lourenço.

Já no dia 3 de Novembro, das 9h00 às 12h00: um outro painel abordará Riscos e vulnerabilidades, com Rosa Pires (IFCN), Victor Prior (IPMA), e Duarte Silva.

DAS 12h00 às 13h00, a conferência de encerramento contará com Maria José Roxo, DGPR FCSH NOVA LISBOA / Comité Científico da Unesco para as Ciências da Terra. A sessão de encerramento que se segue contará com Ana Cristina Câmara e Arlindo Aguiar.