Últimos concertos do Festival de Órgão da Madeira realizam-se este fim-de-semana

Miguel Jalôto

Neste fim-de-semana, decorrem os concertos finais do ‘10.º Festival de Órgão da Madeira’, organizado pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, integrado no Programa de Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas do Porto Santo e da Madeira, a que se junta ainda, no dia 27 de Outubro, pelas 11h00, na Sé, a Missa de Domingo com os organistas João Vaz e Laura Mendes.

No sábado, 26 de Outubro, na Sé do Funchal, realiza-se o concerto de Saint-Saëns, Sinfonia com Órgão, música do século XIX, que conta com a Orquestra Clássica da Madeira, sob a direcção de Martin André, além da participação de João Vaz e Laura Mendes nos órgãos.

O ‘10.º Festival de Órgão da Madeira’ chega ao fim com no domingo, dia 27, no Convento de Santa Clara, pelas 18h00. Este concerto final contará com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Diana Vinagre

Neste espectáculo, “O Barroco na Madeira”, as composições tocadas serão do século XVIII e participam o Ensemble Bonne Corde e Miguel Jalôto, no órgão, sob a direcção de Diana Vinagre, refere uma nota oficial.

O ‘10º Festival de Órgão da Madeira, por estar integrado no referido Programa de Comemorações, apresenta uma programação dedicada a “Seis Séculos de Música para Órgão” convidando a uma viagem musical através dos séculos e do património organístico existente na RAM com diversos concertos, sempre muito procurados pelo público, em diferentes igrejas e conventos dos concelhos do Funchal, Machico, Ponta de Sol e Porto Santo.

Ensemble Bonne Corde

O ‘10.º Festival de Órgão da Madeira’ começou no dia 18 de Outubro com o concerto inaugural a cargo do conceituado organista norte-americano Stephen Tharp, na Igreja do Colégio.