Santa Cruz enfatiza programa de apoio a 11 agricultores, no valor de 50 mil euros

A Câmara Municipal de Santa Cruz deu hoje conta da assinatura dos primeiros 11 contratos do programa de apoio ao sector agrícola, que arrancou este ano e que nesta primeira fase teve um orçamento de 50 mil euros.

O edil Filipe Sousa destacou, na ocasião, a importância deste programa, nomeadamente para os pequenos agricultores, sublinhando que esta era uma lacuna e que apesar de não estar nas atribuições directas da autarquia é uma medida de cariz social e económico importante.

O autarca revelou, ainda, que o programa poderá ser alvo de ajustamentos agora que já está no terreno, salientando que os regulamentos não são documentos estáticos, mas sim instrumentos que devem ajustar-se às necessidades.

O presente programa de apoio é um instrumento que, além de pretender ajudar vários agregados familiares a desenvolverem esta atividade de subsistência familiar, permite a manutenção de terrenos e respectiva limpeza.

Santa Cruz é um concelho que, apesar do crescimento urbano dos últimos anos, mantém um carácter multifacetado na sua organização geográfica e económica, o que faz com que novas áreas de investimento convivam com aquelas que são ainda uma importante fonte de rendimento das famílias, como é o caso da agricultura, salienta a CMSC.

A autarquia “reconhece, assim, a abrangência social de um sistema de apoio aos agricultores, que paralelamente funcione como protecção da paisagem, como medida dissuasora do abandono dos terrenos e, ainda, como complemento à economia familiar”.