Horários do Funchal com cinco novos autocarros elétricos, viagens gratuitas durante uma semana

Autocarros elétricos CaladoAutocaros eletricos percursoO vice presidente do Governo Regional esteve hoje presente na apresentação de novos mini autocarros elétricos da empresa Horários do Funchal, que até 25 de setembro irão fazer viagens gratuitas pela cidade.

Pedro Calado lembrou que “estamos a comemorar a semana da mobilidade e a Horários do Funchal dá início a um processo de renovação da frota que implica 129 novos autocarros nos próximos quatro anos. E as cinco primeiras viaturas apresentadas hoje e totalmente elétricos, vão fazer dois trajetos dentro da cidade do Funchal, a linha eco cidade e linha eco cidade antiga, cuja utilização será gratuita de hoje, 19 de setembro, até ao dia 25 de setembro”.

O governante realça a preocupação pela componente ambiental, no sentido de dar maior mobilidade por um meio limpo, além de que estes autocarros disponibilizam tecnologia de ponta e uma informação sonora sobre os pontos de passagem. A paragem também pode acontecer em qualquer local do circuito.

O investimento nestas cinco viaturas ronda 1 milhão e 250 mil euros e está em andamento um concurso para aquisição de mais 30 autocarros, envolvendo mais de 7 milhões de euros. No final, as 129 viaturas representa um investimento de 33 milhões. Este é o nosso compromisso com a empresa Horários do Funchal e com a população. Há uma estratégia do Governo Regional, associada ao custo dos passes, no sentido da população utilizar os transportes públicos, incentivando não só através dos preços mas também do conforto”.