Cidadãos queixam-se do Diário e CNE recomenda ao matutino “tratamento não discriminatório das candidaturas”

CNE imagem

“O que marca negativamente o Governo liderado por Miguel Albuquerque?”

Foi esta questão, lançada pelo Diário no âmbito de um inquérito na plataforma online, que motivou uma queixa, por parte de dois cidadãos, junto da Comissão Nacional de Eleições, alegando que a questão lançada pelo matutino madeirense encaminhava as respostas para fatores negativos da governação.

Segundo os queixosos, esta situação configura “intuitos de campanha política de favorecimento” e “não é isenta”, apontando eventuais benefícios para outras candidaturas.

O Diário foi chamado a pronunciar-se e alegou que apesar dessa questão ter sido lançada, a mesma antecedeu uma outra que visava precisamente os aspetos positivos da governação de Albuquerque, facto que não foi suficiente para evitar uma recomendação da CNE ao referido jornal lembrando que o inquérito decorre em período de campanha eleitoral e “tanto mais que o presidente do Governo Regional, nele visado, se apresenta à eleição em curso”.

Nestes termos, a CNE recomenda que cumpra a obrigação que impende sobre os órgãos de comunicação social de assegurarem um tratamento jornalístico das candidaturas não discriminatório”.