Mostra do Maracujá na frente mar da Ribeira Brava entre 20 e 22 de setembto

maracuja2019_CARTAZA ACOESTE organiza a 2ª Mostra de Maracujá e Derivados entre 20 e 22 de setembro, o que acontece pelo segundo ano consecutivo na frente mar da Ribeira Brava. Ali estarão representados vários produtores de Maracujá, empresas com os derivados do mesmo, alguns empresários da área agrícola e as habituais barracas de comes e bebes.

A abertura oficial será no dia 20 de setembro pelas 18h30, com a receção a ser feita pela banda municipal da Ribeira Brava, seguindo-se vários momentos de animação, com a presença do Grupo Musical Bons Amigos, João Vinagre, Rosinha e DJ Pedro Pestana, até as 03h00.

No dia 21 de Setembro, destaca-se o workshop “Derivados do Maracujá”, pelas 19h30, a cargo da Quinta Pedagógica dos Prazeres. O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ribeira Brava, a Tuna D’Elas – Tuna Feminina da Universidade da Madeira, o Grupo Alegria de Viver, os 4Litro, o Ruben Aguiar e o DJ SIL serão os responsáveis pela animação entre as 17h30 e as 03h00.

Ainda neste dia e inserido também neste evento, a ACOESTE organiza na parte da manhã uma oficina prática sobre a produção de maracujá, a oficina decorrerá numa exploração agrícola na Ribeira Brava e as inscrições poderão ser feitas através dos contactos da associação.

No dia 22 estão agendados outros workshops, nomeadamente “Chocolates de Maracujá”, pelas 11h, da responsabilidade da Chocolataria Sonho Real e, “Cerveja Artesanal com Maracujá”, pelas 17h, pela Vilhoa & Letra. Durante esta tarde haverá ainda zumba, e a atuação de Helena e sua Banda seguindo-se do Passion Fruit Sunset Party, que encerra a festividade pelas 22h.

A 2ª Mostra de Maracujá e Derivados é cofinanciada pelo Proderam2020 e tem o apoio Governo Regional através da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Junta de Freguesia da Ribeira Brava, Crédito Agrícola bem como outros apoios privados.

De referir que relativamente à área de plantação de maracujá na Madeira estima-se que a mesma ronde os 20 hectares, e uma produção de aproximadamente 140 toneladas/ano.

O Maracujá na Madeira é um ingrediente chave numa grande quantidade de receitas e produtos. Na Mostra poderá provar os seguintes derivados de maracujá: bolos, tartes, queijadas, crepes, gelados, sobremesas, bombons, broas, doces, chutneys, rebuçados, vinagre, gin, cerveja, cocktails, licores e como não poderia faltar a poncha de maracujá. Sendo esta bebida alcoólica muito consumida da Madeira, feita a base de rum da Madeira, maracujá e mel de abelha, é a responsável por grande parte do escoamento do maracujá na região.