Escola de Enfermagem S. José de Cluny realiza formação sobre cuidados intensivos e de emergência

A Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny principia, no actual ano lectivo, com uma formação pós-graduada em “Emergência e Cuidados Intensivos: Do Extra-Hospitalar…. Às Unidade de cuidados Intensivos”. A mesma foi pensada de forma a permitir aos enfermeiros e médicos adquirir competências específicas na área da prestação de cuidados ao doente em situação de emergência, trauma e disfunção multiorgânica em contexto extra-hospitalar e hospitalar.

Do programa fazem parte quatro cursos certificados: Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE); Suporte Avançado de Vida/Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS); Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma/Prehospital Trauma Life Support (PHTLS); Medical Response to Major Incidents (MRMI) e os Workshops: Transporte de Doente Crítico e Ventilação Mecânica. A pós-graduação termina com um estágio em emergência, e é justificada com a “frequência/risco de catástrofes e de acidentes com multivítimas na RAM”.

Esta, afirma-ser, é uma pós-graduação pioneira na Região e responde aos princípios e conteúdos preconizados pela Ordem dos Enfermeiros e Ordem dos Médicos.

A apresentação oficial decorre a 16 de Outubro pelas 15 horas no auditório Florence Nightingale da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Será presidida pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.