BE defende criação de hospital veterinário público na Madeira

O Bloco de Esquerda visitou hoje o Canil Municipal do Funchal, cuja capacidade está no limite, sendo o aparecimento de novos animais errantes e abandonados na rua uma constante ao longo do ano.
“É urgente dotar a região de condições para recolher os animais errantes e tratá-los em condições aceitáveis. É responsabilidade do Governo Regional criar essas condições em articulação com os municípios”, reclama o Bloco de Esquerda.

Segundo as técnicas ao serviço no canil, são diversas as circunstâncias que levam ao abandono dos animais, quando estes envelhecem ou ficam doentes e o tratamento é caro, quando as famílias mudam de residência e a nova habitação não oferece condições, quando há novos elementos na família ou quando os animais se tornam incómodos para a vizinhança e têm novas ninhadas. Não se verifica na Madeira um abandono sazonal, nas férias como é característico no continente, diz o Bloco.

Para Tomás Marquez, candidato do Bloco e activista dos direitos dos animais, “Esta realidade [do Canil do Vasco Gil] tem que ser mudada com urgência. O canil está sobre lotado e as condições para os animais não são as melhores. O Governo Regional tem a obrigação de criar condições para proporcionar em todos os municípios a possibilidade de fazer a recolha dos animais errantes e de serem tratados com condições. O governo deve construir ou apoiar os municípios na construção de novos canis”, defendeu.

Para o BE, é necessário sensibilizar as pessoas para não abandonarem os animais, pois estes são seres sensíveis e dificilmente conseguem sobreviver sozinhos, bem como promover campanhas de esterilização para diminuir o crescimento do numero de animais na rua.

O Bloco de Esquerda propõe também a construção de um hospital veterinário público, para que os cuidados veterinários aos animais domésticos sejam mais acessíveis a todas as famílias e não sejam tamanho encargo que conduza ao abandono.