Formação em voluntariado no âmbito do projecto “Santo António mais próximo”

A secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rita Andrade, marcou hoje presença na Junta de Freguesia de Santo António, onde decorreu a cerimónia de entrega de certificados a 11 formandos que concluíram a segunda acção de formação em voluntariado no âmbito do projecto ‘Santo António mais próximo’. Esta foi uma iniciativa da Casa do Voluntário que contou com o apoio do Governo Regional e da Junta de Freguesia local.

“Temos de enaltecer o trabalho dos nossos voluntários que sempre demonstraram espírito solidário e temos cada vez mais jovens a aderir ao voluntariado, o que é um sinal muito positivo”, realçou a governante, dirigindo ainda uma palavra de agradecimento à Casa do Voluntário que “tem dado um contributo muito grande à nossa população, junto das instituições”.

Estas acções surgem no âmbito do projecto ‘Voluntariado de Proximidade’, que tem percorrido os vários concelhos da região e visa ajudar as instituições a criar núcleos locais de voluntariado, de modo a combater eficazmente o isolamento e a solidão na população idosa, proporcionando maior segurança, bem-estar e companhia. Com a conclusão desta acção de formação, são já 160 os voluntários de proximidade, no activo, em toda a RAM.

O voluntariado de proximidade pressupõe assim, a construção de uma rede de voluntários e beneficiários (população idosa) que têm a particularidade de pertencer à mesma área geográfica, mais concretamente à freguesia/concelho onde residem, no caso desta acção em concreto, a freguesia de Santo António.