Silvestre Pestana: artista madeirense expõe no Museu Municipal de Espinho até Setembro

Foto arquivo

“Silvestre Pestana: Um artista de contraciclos”, é como se denomina a mostra dedicada ao artista madeirense, inaugurada recentemente (no passado dia 13 do corrente mês) no Museu Municipal de Espinho, num evento que contou com a colaboração da administração da Fundação de Serralves. O artista esteve presente, na ocasião.

Silvestre Pestana é uma das figuras mais radicais da arte contemporânea portuguesa. A partir de obras integradas na Colecção de Serralves, bem como obras pertencentes ao artista, a presente exposição sublinha o seu uso pioneiro do desenho, da colagem, da fotografia, da escultura, da instalação, do vídeo e da performance para um confronto entre sociedade, arte e tecnologia, refere uma nota de imprensa.

A inauguração contou com uma performance, demominada “Zangões: Reconstrução (2016-2019)” com a participação das alunas da Escola de Ballet Isabel Lourenço. Houve textos ditos por elementos da Associação “Mar é nosso”.

Silvestre Pestana nasceu em 1949 no Funchal, Madeira), e é poeta, artista plástico e performer, tendo criado desde os finais dos anos 1960 uma obra singular através de uma grande diversidade de disciplinas. A primeira grande exposição da sua obra foi realizada em 2016 no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

A exposição pode ser visitada até 7 de Setembro.