Manuel Fernandes e Cátia Santos vencem São Roque-Pico dos Barcelos com recorde de participantes

Atletismo Sºão Roque A 23 de junhoAtletismo São Roque CAtletismo São Roque B“Um recorde de participantes (275 atletas) e um enorme sucesso desportivo e social. Foi desta forma que a XX Edição do São Roque – Pico dos Barcelos – São Roque, que decorreu na manhã deste domingo, foi caracterizada pelas várias entidades que estiveram nesta freguesia do Funchal”. Foi assim que a organização definiu a prova de hoje.

“As minhas primeiras palavras são de agradecimento para todos os atletas participantes”, começou por dizer o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes, que organizou esta histórica prova do calendário regional, em conjunto com a Associação de Atletismo da Madeira. “Batemos o recorde de participantes, com 275 atletas a darem um colorido especial à freguesia”, acrescentou o autarca, explicando que em 2018 a prova mobilizou 188 atletas.

Manuel Fernandes, nos masculinos, e Cátia Santos, nos femininos, ambos do Grupo Desportivo do Estreito, foram os vencedores absolutos da São Roque – Pico dos Barcelos – São Roque deste ano, cujo percurso principal (10,5 quilómetros) levou os atletas a saírem da Praceta do Encontro em São Roque, percorreram a Estrada Camacho de Freitas até ao Pico dos Barcelos, virando e fazendo o percurso inverso para terminar no mesmo local da partida.

A prova, que Policarpo Gouveia, presidente da Associação de Atletismo da Madeira (AAM), diz já ser uma “clássica da modalidade”, teve percursos mais pequenos para os benjamins (500 metros) e infantis (1.200 metros). No primeiro, venceram Martim Fernandes (rapazes) e Catarina Fernandes (raparigas), e nos infantis a vitória foi para Sara Amaral e Nuno Coelho.

O director regional de Desporto, David Gomes felicitou a Junta de Freguesia de São Roque e a Associação de Atletismo da Madeira, por mais esta grande prova, considerando que a mesma “é também uma grande promoção do desporto na região”, adiantou, sublinhando a elevada participação social, que acaba por tornar a prova muito mais do que uma competição oficial”.