Aliança Madeira defende que a Saúde deve assegurar médico e enfermeiro de família para todos

Aliança BO partido Aliança Madeira emitiu um comunicado para abordar a temática da Saúde e onde defende que “deve ser garantido médico e enfermeiro de família para todos, centros de saúde que possam dar resposta também aos fins de semana e reforço de médicos, enfermeiros e auxiliares. Estas ações promovem melhores cuidados ao domicílio, melhor gestão dos fluxos às urgências do hospital Dr. Nélio Mendonça e, em suma, melhor saúde para todos”.

Aquela força partidária afira estar consciente que “aa força motriz da saúde são os Médicos, os Enfermeiros, os Farmacêuticos, os Técnicos Superiores de Saúde, os Auxiliares, e todos os outros que contribuem para o funcionamento do sistema, sem os quais de pouco vale termos um novo hospital. O investimento deverá abranger mais contratação e, também, um incentivo equitativo nas diferentes categorias para que os profissionais de saúde se especializem com total apoio do serviço de saúde regional”.

Defende que “deverá ser equacionada uma metodologia de acesso à medicina privada num contexto de igualdade, garantido o acesso a soluções de saúde no privado, para cumprimento de prazos aceitáveis de consultas e demais atos clínicos, sempre que o sistema público não possua essa capacidade de resposta”.

O Aliança Madeira diz que “o acesso à Saúde não é igual para todos. Uns podem escolher onde querem ser tratados, mas outros, os mais necessitados e frágeis, ficam limitados à capacidade de resposta do “prestador público” que está, neste momento, com um preocupante défice de capacidade para responder aos tantos e novos desafios na área da saúde”.

A ALIANÇA Madeira defende que a vida humana e a sua qualidade são garantias que devem estar cimentadas e cujos custos não se discutem. A saúde não tem preço! A aposta pública deverá começar por uma reorganização séria dos cuidados primários, apostando de forma incisiva na promoção da saúde.