Professores e alunos do século XXI

¡AF!

Na sequência da Oficina de Formação IDiverSE – Professores e Alunos do Séc. XXI, promovida pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e ocorrida na Escola Secundária Jaime Moniz, realizou-se, no dia 6 de junho pelas quinze horas, nos jardins da entrada principal da Escola, uma mostra à comunidade educativa dos produtos finais dos projetos criados pelos alunos das turmas 10º2, 10º4, 10º6, 10º9, 10º10, 10º16, 11º5 e 11º14 e CEF 61, sob a orientação e supervisão dos docentes que participaram na Oficina de Formação suprarreferida, Arlindo Santos, António Freitas, Carlos Pontes, Cecília Ferreira, Conceição Campanário, Elisabete Chaves, Fátima Oliveira Jesus, Fernanda Freitas, Marco Ribeiro, Ricardo Abreu, Teresa Visinho e Odílio Freitas.

O IDiverSE é um projeto Erasmus + dedicado a alunos e professores do ensino básico e secundário (incluindo, contudo, componentes adaptáveis a qualquer idade e nível de ensino) que junta diversas metodologias inovadoras, tais como o Design Thinking, a Aprendizagem Baseada no Inquiry, a Interdisciplinaridade, a Personal Geography e a avaliação das competências do Séc. XXI.

A oficina de Formação IDiverSE – Professores e Alunos do Séc. XXI, destinou-se aos professores interessados em desenvolver as atividades IDiverSE na sua Escola neste ano letivo e/ou no próximo. Deste modo, os professores participantes escolheram, com os alunos, uma de várias atividades propostas na plataforma OSOS (Open Schools for Open Societies). Os projetos escolhidos pelos alunos da nossa escola foram:

– Abelhas para o futuro

– Radiação UV: amiga ou inimiga

Durante cerca de dois meses, os alunos percorreram diversas atividades que promoveram a interdisciplinaridade, usaram o método científico e estabeleceram contactos com a sua comunidade. Tiveram também hipótese de fazer inquéritos e partilhar as suas respostas na plataforma Goballab, ganhando consciência para a relevância dos problemas a nível local e global. No final, cada grupo de alunos de cada uma das turmas acima mencionadas criou um produto final para apresentar à comunidade educativa, sensibilizando-as para a problemática estudada.

Os produtos criados foram cartazes, desdobráveis, maquetes, jogos, canteiros de plantas melíferas, colmeias, hotéis para as abelhas e até uma canção advertindo sobre os perigos para a saúde humana da radiação ultravioleta.

Acreditamos ter sido uma atividade válida quer para alunos, quer para professores, pois deu-lhes a possibilidade de se envolverem em pesquisa colaborativa, conhecerem melhor o seu ambiente natural e cultural,  estabelecendo o diálogo e a discussão com os colegas, desenvolvendo competências importantes, no âmbito do pensamento crítico, capacidade de comunicação, criatividade entre outras, bem como a sua consciência e tolerância em relação aos outros e à sustentabilidade ecológica.

Da parte dos alunos e docentes que participaram nesta mostra e nas atividades preparadas para eles, o feedback foi muito positivo, ultrapassando as expetativas. Será uma certamente uma atividade a continuar no próximo ano letivo.

Notícia escrita por:
Cecília Ferreira e Fernanda Freitas