Cafôfo compromete-se a dinamizar a “Economia Azul”

CAFOFO- Debate sobre Economia AzulNo âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos, o Partido Socialista-Madeira promoveu um debate sobre a conservação dos mares e a dinamização da economia azul na Região Autónoma da Madeira (RAM). A iniciativa ocorreu numa viagem bordo de uma embarcação de passeios turísticos e contou com a participação do candidato do partido à presidência do Governo Regional.

Como refere uma informação do gabinete de comunicação do PS “sendo o oceano a próxima fronteira de desenvolvimento da humanidade, devido ao enorme potencial que encerra ao nível da oferta dos recursos alimentares, energéticos, biológicos e minerais a uma população mundial que cresce em volume e qualidade de vida, Paulo Cafôfo salienta que o aproveitamento desses recursos só será benéfico se for sustentável. É por isso que a sustentabilidade é o centro de uma governação inteligente do oceano, sendo este um dos pilares centrais do novo modelo de desenvolvimento da RAM, que irá constar no programa de governo a ser apresentado pelo PS-Madeira.

Segundo o candidato, a governação inteligente do Mar da RAM é um foco estratégico que se encontra alinhado com a Agenda 2030 da ONU: agir para promover a prosperidade, protegendo o planeta. Ou seja, a erradicação da pobreza e a criação de empregos qualificados tem de estar de mão dada com o combate às alterações climáticas e a proteção ambiental. Como tal, sublinha que «uma governação do mar inteligente e responsável implica, obviamente, uma exploração sustentável dos seus recursos, desenvolvendo a economia, gerando empregos, protegendo o ambiente e criando soluções para vencer as alterações climáticas».

Neste sentido, Paulo Cafôfo considera que dever-se-á mobilizar a ciência e a inovação para que a sustentabilidade se manifeste na governação em três dimensões diferentes: a ambiental, protegendo o capital natural dos ecossistemas marinhos, o sustentáculo da saúde do oceano; a económica, promovendo modelos de negócio de baixo carbono, criando novas empresas e empreendedores eco-inovadores; e a social, gerando mais e melhor emprego e reforçando a coesão social.

Assim sendo, o candidato socialista explicou que o PS-M, no seu programa de governo, vai focar em duas bases essenciais para um desenvolvimento assente numa economia do mar sustentável, no quadro do combate às alterações climáticas. Por um lado, pretende melhorar e aperfeiçoar o Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo (PSOEM) da RAM, um instrumento de sustentabilidade que promove a compatibilização entre usos ou atividades concorrentes, contribuindo para melhor e maior aproveitamento económico do meio marinho e minimizar os impactos das atividades humanas no meio marinho. Além disso, irá investir na capacitação científica, tecnológica e ambiental para uma boa gestão das Áreas Marinhas Protegidas da RAM, para que a proteção ambiental seja realmente efetiva e real e não só apenas uma linha demarcada no mapa. Tal como recorda, as Áreas Marinhas Protegidas são essenciais para aumentar a prosperidade da pesca na RAM, pois, se forem bem geridas, acabam por funcionar como «maternidades naturais» do nosso pescado, recuperando a abundância de peixe para os nossos pescadores pescarem à volta das Áreas Marinhas Protegidas. «Este é um bom exemplo de como a proteção ambiental contribui, a prazo, para uma prosperidade económica sustentável», frisa.