Lesados do BANIF já deram entraram a 1712 reclamações, associação espera atingir 2 mil até fim do prazo

lesados banif
Os lesados estão localizados em Portugal continental e em grande número nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

A última contagem data de sexta-feira passada, dia em que a contabilizaçãodos advogados da Associação de Lesados do BANIF (ALBOA) apontava para a entrada de 1.712 reclamações na Comissão de Peritos da Ordem dos Advogados, um recurso criado especificamente para analisar e estabelecer as práticas fraudulentas e enganosas praticadas por aquele banco para com estes clientes. “Até ao final do prazo espera-se que as Reclamações ultrapassem largamente as 2.000”, aponta uma nota à comunicação social.

“O prazo para a entrega de Reclamações foi alargado até dia 8 de Junho. Na prática, como dia 8 é um sábado e 10 de Junho é feriado, o prazo estende-se até dia ao final do próximo dia 11 (carimbo do correio para quem opte por enviar por este meio)”, refere a mesma nota.

O passo seguinte será a Comissão de Peritos da Ordem dos Advogados “elaborar um Relatório final a ser presente à CMVM, Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários, tendo em vista a constituição de um Fundo de Recuperação de Crédito dos Lesados BANIF (que neste processo são representados pela ALBOA, associação única dos lesados). É difícil de contabilizar o universo preciso dos lesados do BANIF, havendo quem avance com o número de 3.500 pessoas”.

Os lesados estão localizados em Portugal continental e em grande número nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Mas parte significativa situa-se também nas comunidades emigrantes da África do Sul, Venezuela e Costa Leste dos EUA. A dificuldade de comunicação associada à elevada iliteracia financeira de muitos dos lesados faz com que a ALBOA, apesar dos esforços que vem fazendo, tenha consciência que várias vítimas das práticas ardilosa do BANIF percam esta oportunidade final de poderem ser ressarcidos de pelo menos parte dos seus créditos perdidos.