Palco na Praça do Fórum Machico e 47 grupos marcam a edição deste ano do Mercado Quinhentista

Mercado Quinhentistas Cornalusa_C1
São vários os grupos que vão animar o Mercado Quinhentista de 2019, em Machico.

Mercado Quinhentista TenusMercado Quinhentista Três IrmãosMercado Quinhentista CuringaMercado Quinhentista Viu 'ArteSão 47 os grupos que fazem parte, este ano, da XIV edição do Mercado Quinhentista, em Machico, nos dias 7, 8 e 9 de junho e envolvendo perto de sete centenas de pessoas. O tema é “O Desembarque”, num evento que “promete ainda mais animação, com a inclusão de um novo palco, em forma de caravela que será instalado na praça do Fórum Machico”.

No total, 47 grupos com mais de 670 elementos farão ao longo dos três dias quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, recriação histórica e artes circences que encantarão certamente todos os que visitarem Machico.

A organização revela, numa nota enviada à comunicação social, que “à semelhança dos anos anteriores, esta edição contará para além dos 42 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com 5 grupos continentais – 2 de música e 3 de teatro que irão abrilhantar ainda mais o evento. Assim, para além da Companhia Vivarte, que tem sido presença habitual nos últimos anos, teremos este ano a presença dos prestigiados grupos de música medieval Cornalusa e Curinga e das Companhias de Teatro Três Irmãos e Jenus”.

Ao nível dos pontos altos do evento a organização sugere na sexta feira o Cortejo de Machim e Ana d’Arfet pelas 21h00 e o Teatro de Fogo “Uma Estória de Amor” às 23h30. No sábado, teremos pelas 16h30 na baía de Machico o desembarque de Tristão Vaz e Gonçalves Zarco, seguido do Cortejo dos Navegadores com 1300 figurantes devidamente trajados à época. À noite, o Teatro de Fogo “Ritual do Sacrifício” pelas 23h30 protagonizado pelas duas companhias de teatro continentais será certamente um espetáculo a não perder.

Domingo, haverá também Teatro de Fogo com o tema “O Festim”, mas o destaque do dia vai para o Espetáculo Piromusical “À Luz das Caravelas” pelas 23h00, que acontecerá pela primeira vez no Mercado Quinhentista e será da responsabilidade da Macedos Pirotecnia.

Todos os dias pela 19h00 quem nos visita também poderá assistir ao Torneio a Cavalo numa Liça preparada para o efeito e realizar passeios a cavalo pelo espaço do evento.