Albuquerque lança desafio para a criação de uma nova carreira na Função Pública ao nível do apoio domiciliário

Albuquerque Segurança Social
Miguel Albuquerque diz que no futuro “vamos ter que gerir o sucesso da longevidade”.

O presidente do Governo Regional relevou hoje, Dia da Segurança Social, o elevado profissionalismo de todos os que trabalham numa importante  função social e disse que a Madeira tem um serviço exemplar ao nível europeu.

Neste momento, Miguel Albuquerque aproveitou para lançar um desafio em contexto de aumento da esperança de vida, apontando números mundiais, de 2015, que apontam para um valor 71,4 anos. “Esta tem sido uma das grandes conquistas da humanidade. E isso vai obrigar a reconfigurações da Segurança Social, em função das boas notícias”.

Do ponto de vista do Estado social, lembra Albuquerque, “será necessário um reposicionamento ao nível da reflexão, com novas exigências no apoio domiciliário, nas pensões, da sustentabilidade, no apoio nos medicamentos, tudo isso implica um debate inteligente e não podemos discutir essa componente sem racionalidade. Tenho pensado muito se no futuro não teremos necessidade de criar uma nova carreira, remunerada, a um outro nível do apoio domiciliário, uma área que vai exigir um conjunto de valências que vão muito além do elementar. Vamos ter que gerir o sucesso da longevidade”.

O chefe do executivo disse, ainda, ser importante ter em atenção o crescimento económico, ter um País que cria riqueza como forma de podermos reunir condições para apoiar os mais vulneráveis. Na Madeira, estamos a crescer a uma taxa superior a 2.3 há 67 meses e a ideia é apostar nesse crescimento económico, com maior angariação de impostos”.