Doze viaturas elétricas na segunda fase do Programa de Mobilidade

O programa de mobilidade prevê o financiamento de 1200 veículos elétricos.

O vice presidente do Governo Regional revelou hoje, na sessão de abertura de abertura da apresentação sessão de abertura apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica e do Plano Nacional Energia e Clima que já está concretizada a nova candidatura à segunda fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, que contempla a aquisição de 12 viaturas elétricas.

Pedro Calado abordou este Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública englobando o financiamento de veículos elétricos na Administração Pública, o apoio à aquisição de pontos de carregamento e os respetivos sistemas de georreferenciação e monitorização, apontando que “foi previsto, no total do programa, o financiamento de 1.200 veículos e um montante global estimado de 23,3 milhões de euros para a sua concretização”.

Nesta fase, lembra, “está previsto o financiamento da contratação de 200 veículos elétricos para substituição de veículos com mais de 10 anos. O objetivo é reduzir, substancialmente, as emissões locais de gases com efeito de estufa, para além da diminuição considerável de ruído.

Outra das medidas que está também a ser aplicada a nível nacional e que estamos a aguardar a forma como ele deverá também se estender à Região, diz respeito ao Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, o qual, no Orçamento de Estado deste ano, prevê uma verba de 104 milhões de euros”.

Pedro Calado considerou que “hoje, não podemos falar em energia sem que esta tenha associada uma dimensão ambiental. Há, por isso, um esforço, por parte do Governo Regional de consumir “energias limpas” e de uma gestão cada vez mais eficiente de consumos energéticos. Neste esforço, que é também partilhado com o Governo da República, de que é exemplo o programa que nos permitiu e vai continuar a permitir, através do Fundo Ambiental, adquirir viaturas elétricas, reduzindo as emissões de carbono”, referindo as três viaturas da primeira fase e as doze da segunda.

“A candidatura da Região já foi aprovada e está, neste momento, a aguardar notificação da decisão final e indicação da fata de entrega, o que deverá acontecer – julgamos nós – dentro em breve.”

O vice presidente disse que “na Madeira e no Porto Santo, o Governo Regional, associado a vários parceiros estratégicos, tem conseguido dar importantes passos na implementação de projetos e medidas que tendem a melhorar a qualidade ambiental, não apenas com a redução das emissões de dióxido de carbono e a utilização de combustíveis fósseis, mas também na renovação e revitalização de alguns dos recursos naturais. Ao nível dos recursos naturais podemos destacar os vários projetos de reflorestação vários projetos de proteção de espécies como a freira do bugio, o lobo marinho e, mais recentemente, a criação de recifes artificiais, por forma a promover a biodiversidade marinha e fortalecer os ecossistemas existentes”.

O govenante enunciou, no momento, o projeto Porto Santo Smart Fossil Free Island – Porto Santo Sustentável, considerando “outro dos projetos pioneiros, a nível internacional, que já mereceu a atenção de várias instituições nacionais e internacionais, com especial destaque, uma vez mais, para a União Europeia.

O Porto Santo Smart Fossil Free Island – Porto Santo Sustentável “é um projeto ambicioso que já está a dar passos muito importantes, contribuindo para a redução das emissões de dióxido de carbono, com energias renováveis, mas também com uma rede inteligente, permitindo uma gestão mais eficiente e eficaz das necessidades dos consumidores.

São projetos, como estes, que nos demonstram que estamos no caminho certo, fazendo um esforço para deixar para os nossos filhos e para as gerações vindouras, um futuro e um ambiente cada vez melhor, tal como o exigiram, na semana passada, muitos milhares de crianças e jovens por todo o mundo”.