Obras de beneficiação da cobertura da Igreja do Socorro custaram 15 mil euros à Câmara do Funchal

Miguel Gouveia destacou a importância de salvaguardar o património edificado da cidade do Funchal.

A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está a ser alvo de intervenção, por parte da Câmara do Funchal, com obras de beneficiação da cobertura do edifício no valor de 15 mil euros. O vice presidente da Autarquia, Miguel Gouveia, visitou hoje os trabalhos.

Miguel Silva Gouveia referiu que “o protocolo de apoio financeiro estabelecido com a Paróquia de Santa Maria Maior surgiu de um pedido de apoio formalizado pela Confraria do Santíssimo Sacramento à Autarquia, após terem sido verificadas infiltrações na cobertura do edifício, que representariam um fator de desgaste e de risco para o mesmo.”

“O Município responsabilizou-se, assim, por contribuir financeiramente para a obra de beneficiação, na salvaguarda, conservação e valorização daquele que é o património histórico edificado da cidade do Funchal, garantindo de igual modo a integridade do edifício e a segurança da comunidade”, salientou ainda o autarca, acrescentando que segue-se agora uma vistoria total à instalação elétrica da igreja.

A Igreja de Nossa Senhora do Socorro data do século XVIII e apresenta características barrocas típicas, com uma fachada marcada por cantaria rija da ilha e com portas de madeira originais. Recorde-se que, todos os anos, o Município do Funchal ali presta homenagem a São Tiago Menor, padroeiro protetor da cidade. A procissão do Voto da Cidade percorre as ruas da Zona Velha do Funchal e termina sempre na Igreja do Socorro, numa tradição que remonta a 1538, quando a cidade foi assolada por um surto de peste e as autoridades camarárias entregaram a guarda da saúde dos habitantes do Funchal a São Tiago Menor, que se tornou então padroeiro da cidade.