CMF está a adaptar passeios para cidadãos com mobilidade reduzida

A Câmara Municipal do Funchal está actualmente a rebaixar os passeios da Rua Dr. Fernando José Martins D’Almeida Couto, desde a Estrada de São João até ao Campus da Universidade da Madeira. A intervenção tem como objectivo, de acordo com a autarquia, “adaptar a calçada a pessoas com mobilidade reduzida, uma intervenção que consideramos essencial após toda a obra envolvente, onde se verificou uma repavimentação do arruamento”, refere o vice-presidente Miguel Silva Gouveia.

A empreitada está, actualmente, a ser executada com recursos internos da CMF e está já em fase de conclusão, incluindo também inclui a pintura das paredes circundantes. Miguel Silva Gouveia salienta “a relevância de pequenas obras como estas, que implicam poucos recursos mas que não podem ser desconsideradas, se queremos ter uma cidade efectivamente inclusiva para todos os madeirenses e para todos aqueles que nos visitam, tenham eles mobilidade reduzida ou não.”

O Funchal recebeu, da Comissão Europeia, uma Menção Honrosa, enquanto finalista do Prémio Cidade Acessível 2017, diz nota da edilidade, sendo uma das sete cidades premiadas em todo o continente europeu, “tendo esse carácter acessível do Funchal sido reconhecido em diversos patamares, incluindo justamente nestas medidas mais pequenas, tendentes ao dia-a-dia da cidade e à melhoria das nossas condições de vida, como o rebaixamento de passeios, a generalização de rampas, as condições de acesso a edifícios culturais ou a instalação de grelhas à volta das árvores, entre outros, aspectos aos quais continuaremos a dar toda a atenção.”