Calado enaltece apoio do Governo Regional a empresas regionais, caso da “Vinhos Barbeito”

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, visitou a empresa “Vinhos Barbeito”, na sequência de uma série de contactos que tem realizado com as mais variadas firmas do tecido empresarial da RAM, para procurar aferir das suas aspirações, dificuldades e circunstâncias laborais. Em declarações aos jornalistas, Calado sublinhou que se trata de uma empresa regional, fundada já no século passado. Uma firma familiar, tradicional, que teve continuidade com um empresário que era neto do fundador. “Com a ajuda de duas entidades, a Madeira Parques Empresariais e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial”, salientou Calado, a empresa pôde prosperar. A Madeira Parques Empresariais possibilitou a deslocalização duma empresa que se encontrava no centro do Funchal, e que mudou para Câmara de Lobos, o que “permitiu o desenvolvimento e uma área de especialização, de engarrafamento, de manutenção, de produção”.

Hoje, 80 por cento do que produz a “Vinhos Barbeito” destina-se a exportação, sendo que desses 80 por cento, cerca de 45 por cento está a ser exportado para o Japão.

A empresa tem cerca de duas dezenas de funcionários, diz Calado, e consegue congregar o trabalho de 130 viticultores de toda a Madeira, que alimentam esta produção. A Bélgica e o Reino Unido estão entre os países para onde a empresa exporta os seus vinhos. Sem a ajuda do IDE e dos fundos comunitários aproveitados também através desta entidade, a “Vinhos Barbeito”, considerou o vice-presidente do GR, não teria conseguido atingir este plano de expansão e esta dimensão. Por tudo isto, disse que o Governo Regional se sente “orgulhoso” de ter apoiado uma tal firma.