SESARAM tem 218 médicos internos e Miguel Albuquerque garante que ninguém na Região fica sem tratamento

medicos1
Foram 68 os médicos internos recebidos hoje, oficialmente, na Madeira.

Miguel Albuquerque esteve hoje presente na cerimónia de receção de médicos internosdo SESARAM e fez uma abordagem à génese do Serviço Regional de Saúde, acrescentando que tanto o SRS como o SNS são conquistas recentes do Estado Social e lembrando-se da altura em que não existiam centros de saúde pela ilha, sendo que as pessoas tinham a média esperança de vida baixa.

Foram hoje recebidos 41 médicos de formação geral e 27 de formação especializada. Neste momento, existem, no SESARAM, 218 internos.

O presidente do Governo Regional fez, ainda, uma dissertação sobre a intervenção dos Estados nas grandes questões sociais que se acentuaram após a Segunda Guerra Mundial, obrigando os países a encontrarem soluções corretoras, criando os sistemas institucionais.

Albuquerque garante que “nenhum cidadão ficará sem serviço de saúde independentemente da sua condição social”, mas aponta que “isto não vai só com dinheiro”, referindo que nos últimos anos a Região pagou cerca de 400 milhões de euros de dívida do Serviço Regional, mas simultaneamente acompanhando a evolução do próprio serviço.

O Chefe do Executivo falou, ainda, na importância dos cuidados primários de saúde, dando também enfique à construção do novo Hospital, uma unidade de “vanguarda para mantermos uma boa qualidade na prestação de saúde aos utentes”.

Albuquerque aproveitou para desmistificar aquilo que considerou ser um mito relativamente a um eventual desinvestimento na Saúde, referindo que o investimento na Madeira é de 6.9 do PIB da Região. Por cidadão, gastamos 1189 euros e no Continente gastam 852 euros.