Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e ao Jovem em Risco formalmente criado na Região

Pedro Ramos núcleo de apoio a criança
Pedro Ramos destacou a importância da criação destes grupos profissionais multidisciplinares.
Criança nucleo de apoio
Está criado um Núcleo de Apoio à Criança no âmbito do Serviço de Saúde da Região.

O Serviço de Saúde da RAM, conta, formalmente, com um Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e ao Jovem em Risco. A apresentação foi feita, hoje, 14 de dezembro no âmbito das jornadas dinamizadas pelo Serviço Social do Serviço de Saúde da RAM dedicada a este tema e contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

Uma nota do gabinete de comunicação da secretaria de Pedro Ramos, revela que “o Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e ao Jovem em Risco do SESARAM é composta por uma médica pediatra, Cristina Freitas, (coordenadora), uma enfermeira, Micaela Pestana, uma Assistente Social, Rita Caldeira, e uma Psicóloga, Teresa Nóbrega”.

Este núcleo, aponta a mesma nota, “tem como principal objetivo acompanhar, sinalizar e referenciar crianças e menores em situação de vulnerabilidade social. Este trabalho é feito em articulação com as entidades locais, nomeadamente as comissões de proteção menores”.

Na apresentação do núcleo, o secretário regional da Saúde destacou a importância da criação destes grupos profissionais multidisciplinares e lembrou que “as crianças são sujeitos de direitos e esses direitos têm de estar protegidos desde o nascimento”.