53 milhões para a Inclusão Social com 17 milhões para habitação social

Para 2019, estão afetos à Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS) aproximadamente 53,0 milhões de euros o que representa um incremento de 159 mil euros (+0,3%).

Ao nível dos agrupamentos económicos, destacam-se as dotações afetas a despesas correntes, que atingem 56,8% do total orçamentado na SRIAS, sendo que neste tipo de despesas sobressaem as Transferências correntes, essencialmente destinadas ao Instituto de Emprego da Madeira, que ascendem a 23,1 milhões de euros.

Ao nível das Despesas de capital, sobressaem as Transferências de capital, que representam 43,2% do total, correspondendo a 22,9 milhões de euros, estando as mesmas maioritariamente afetas a transferências para projetos no âmbito da habitação, onde se incluem as atividades de recuperação dos incêndios de 2016.

Ao nível dos agrupamentos de natureza orgânica, destacam-se as dotações afetas aos investimentos do Plano, que atingem 74,9% (39,7 milhões de euros) do total orçamentado, o remanescente 25,1% (13,3 milhões de euros), insere-se nas despesas do Gabinete Regional e Serviços da SRIAS.

À semelhança do sucedido em 2018, a despesa desta Secretaria está maioritariamente afeta às Funções sociais, que equivale a 69,8% do total da despesa e na qual se destaca a subfunção Habitação e serviços coletivos que representa 46,0% do orçamento global da SRIAS.