Região abre concurso do novo Hospital mas quer os 50% da República “preto no branco” no Orçamento de Estado

Rochão Village
Miguel Albuquerque foi à Calheta inaugurar um novo empreendimento turístico.

Foi na Calheta, no âmbito da inauguração de um empreendimento hoteleiro, Rochão Village, no Arco da Calheta, que o presidente do Governo Regional reafirmou o crescimento económico da Madeira, há 63 meses, além da baixa do desemprego, o mais baixo mesmo desde 2012, indicadores que Albuquerque tem repetido em diversos atos público. Tal como os passes sociais nos transportes, 30 euros para o Funchal, 40 para fora do Funchal, a redução de 40% nas creches, um conjunto de benefícios para os madeirenses, a um ano das eleições regionais.

Albuquerque alerta para decisões que, nas próximas semanas, serão tomadas no âmbito do Orçamento de Estado, acentuando que a Madeira vai apresentar, na especialidade, propostas para que os madeirenses tenham acesso, a direitos essenciais, desde logo o compromisso do Estado em comparticipar 50% das verbas de construção do novo Hospital. Já disse, vou lançar o concurso público, mas deve ficar claro que os compromissos assumidos pelo Governo da República têm que ficar exartado no Orçamento”.

Além disso, o presidente do Governo diz que o subsídio de mobilidade aérea deve ser matéria assegurada no âmbito do Orçamento de Estado. Falou ainda das taxas de juro, apontando estes, entre outros como o ferry, que estarão na ordem do dia nos próximos dias.

Albuquerque voltou a aponta o “quadro poítico de estabilidade”, a “confiança”, vivida pela Madeira. Um quadro que “é essencial para continuarmos na senda do crescimento económico”.

O empreendimento inaugurado, o Rochão Village, foi construído num terreno com uma área de 45.400 metros quadrados, sendo a área de intervenção de 6.822 m2. É constituído por seis casas (3 de tipologia T1 e 3 de tipologia T2), uma receção e uma piscina divididos em quatro patamares, inserido no regime de Alojamento Local. No total são nove quartos, podendo alojar até 30 utentes.

A empresa emprega 11 pessoas: dois gerentes, quatro trabalhadores associados à construção e cinco associados à exploração de alojamento local.