Emigrantes madeirenses no Hawai recordados em acordo de amizade com o Funchal

Hawai FunchalOs Paços do Concelho do Funchal foram palco, esta manhã, de uma receção oficial a uma delegação da cidade de Kauai, no Hawai, com ambos os Municípios a assinarem hoje um acordo de amizade e cooperação, especialmente focado nas áreas da cultura, turismo e educação.

“Em 2018, celebram-se os 140 anos da chegada dos primeiros emigrantes madeirenses ao Hawai, para trabalhar nas plantações de cana sacarina, e por lá ficámos, deixando um legado muito importante em termos de cultura, arquitetura e gastronomia. Estima-se que hoje, cerca de 10% da população havaiana seja lusodescendente”, começou por destacar Paulo Cafôfo.

O Presidente enalteceu “a enorme satisfação por esta visita ao Funchal, que é, acima de tudo, uma homenagem que fazemos aos nossos antepassados, que tiveram a coragem de atravessar meio mundo para chegar a um arquipélago tão distante, estabelecerem-se a contribuírem para o desenvolvimento local.”

“Muitos madeirenses não têm noção do significado e do alcance desta relação, mas os exemplos são muitos, a começar pelo sobrenome do Mayor de Kauai, que se chama Bernard Carvalho. Já praticamente não se fala português no Hawai, mas a presença madeirense sente-se nos nomes das ruas, na gastronomia, com o exemplo das malassadas e da carne de vinho e alhos, e naturalmente na cena musical, com a ligação umbilical da braguinha ao ukelele”, reforçou.