2.º Comandante da Zona Militar da Madeira tomou hoje posse

Hoje, dia 09 de novembro, pelas 09h00 no Quartel General da Zona Militar da Madeira, o Coronel de Infantaria Paulo Raúl Chéu Gaspar Guedes Vaz tomou posse como 2º Comandante da Zona Militar da Madeira.

A cerimónia foi presidida pelo Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira, Major-General Carlos Perestrelo e contou com a presença dos Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis que prestam serviço no Quartel-General.

Quem é o novo n.º 2 da ZMM?

O Coronel de Infantaria Paulo Raul Chéu Gaspar Guedes Vaz, nasceu em 08 de setembro de 1966 na cidade da Mirandela, Distrito de Bragança e foi promovido ao atual posto em 19 de Setembro de 2016.

Ingressou na Academia Militar em 1984, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares (Arma de Infantaria) e ingressado no Quadro Permanente em 1989.

Dos vários cursos que possui no âmbito de especialização e promoção destacam-se os Cursos de Métodos de Instrução, Operações Irregulares, Oficial de Tiro, Vigilância e Contra Vigilância do Campo de Batalha, Formação de Formadores, Instrutor e Mestre de Esgrima e Combate Corpo a Corpo, Ligação e Observação Militar, Nato Lessons Learned Staff Officer, Nato Crisis Response System e ainda o Curso de Estado-Maior, o qual frequentou no então Instituto de Altos Estudos Militares em 2000/2002.

É ainda licenciado em Gestão, pela Universidade Autónoma de Lisboa e possuidor de várias formações em Contabilidade e Análise de Balanços.

Ao longo da sua carreira prestou serviço na Escola Prática de Infantaria; no Regimento de Infantaria do Porto; no Centro Militar de Educação Física e Desportos; na Escola de Sargentos do Exército, no Estado-Maior do Exército, na Direcção-Geral de Politica e Defesa Nacional, no Comando Operacional das Forças Terrestres posterior Comando das Forças Terrestres, exercendo as mais diversas funções de comando e estado-maior, e no Regimento de Guarnição N. 3.

Entre 2003 e 2004 desempenhou uma missão em Angola, no âmbito da cooperação técnico militar como assessor do projeto de Apoio ao Ministério da Defesa e Estado-Maior General das Forças Armadas e em 2006, na Bósnia e Herzegovina, nomeadamente em Derventa, comandou, no âmbito da European Union Force Althea (EUFOR Althea), a Liaison and Observation Team House 3.

Participou em diversos exercícios nacionais e internacionais, bem como reconhecimentos e grupos de trabalho que contribuíram para a Full Operational Capability das forças portuguesas inseridas na Nato Response Force 7, aquando da realização do exercício conjunto e combinado SteadFast Jaguar; para a projeção do primeiro contingente nacional para o Afeganistão e ainda para a operacionalização nacional do Nato Crisis Response System.

Possui doze Louvores dos quais um concedido pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, sete por Oficiais Generais, um pelo Diretor-Geral de Política e Defesa Nacional e três por outras Entidades.

Possui ainda duas medalhas Comemorativas das Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas, medalha da união europeia, medalhas de comportamento exemplar graus prata e ouro, medalha da Defesa Nacional, medalha D. Afonso Henriques e ainda medalhas de Mérito Militar 2.ª e 3.ª Classes.

Tem dois filhos, o Francisco Jorge e o Pedro Raul.