Monumento “lavado” e com obras de recuperação

 

monumento aos combatentes 00
Estão a ser desenvolvidos trabalhos de recuperação do monumento aos Mortos da Primeira Grande Guerra. Foto Rui Marote

combatentes 01Com Rui Marote

O Monumento aos Mortos da Primeira  Grande Guerra, situado na Avenida das Comunidades Madeirenses, a sempre conhecida por Avenida do Mar, recupera da degradação a que foi votado durante anos. Depois da lavagem veio a recuperação, está pronta para receber, com dignidade, a cerimónia do Dia do Armistício, no próximo domingo, 11 de novembro.

monumento banho
A operação de limpeza foi o primeiro passo para a renovação do espaço. Foto Rui Marote
Monumento Grande Guerra
Antes, estava assim… Foto Rui Marote

Inaugurado em 1936, o monumento é um espaço de paragem e de passagem, sem que, nem num caso nem noutro, se consiga avaliar, bem, o sentido do que representa além do turista que se senta num banco ao lado ou a um residente que ali fica, ao largo, à espera do autocarro ou passando para um qualquer sítio das redondezas.

Anos sem limpeza, obrigaram a uma intervenção por parte da Câmara do Funchal, um trabalho que o Funchal Notícias deu conta em devido momento, no sentido da valorização de Um local de homenagem aos que, infelizmente, sucumbiram em missão. E todos os anos há ali uma cerimónia que vai nesse sentido, o da homenagem.

O reporter fotográfico Rui Marote tem acompanhado a evolução, através de imagens, sendo que nos últimos dias foram desenvolvidos trabalhos de recuperação do monumento, envolvendo, ao que se sabe, a recuperação da coroa de bronze que ali se encontrava e que foi retirada por desconhecidos.

Além da operação de limpeza, 83 anos depois, foi agora colocada uma corrente em redor do monumento como medida preventiva para eventuais atos que possam, de algum modo, preservar o espaço, sendo que é importante, também, consciencializar todos para a necessidade de respeitar os monumentos que representam homenagens a quem cumpriu o dever e deu a vida por ele.