Fundação “A Comunidade Contra a SIDA” desenvolve projectos em contexto escolar

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), principiou em Outubro de 2018 com projectos aplicados em contextos escolares. O projecto “Crescer a Saber”, segundo nos informam, está a ser aplicado às turmas de 3º ano da Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-Escolar e Creche de e Santo Amaro, abordando temáticas diversas por exemplo, comunicação, relacionamento, emoções, comportamento e sexualidade. Outro projecto aborda o “Comportamento Seguro e Informado” que está a ser aplicado ao 8º ano de uma turma da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, abordando temáticas como comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, violência, sexualidade e planeamento familiar.
Ambos os projectos, inseridos no Plano Anual de Actividades, visam dotar e sensibilizar os/as alunos/as de conhecimentos e instrumentos de modo a criarem competências para saber/lidar com situações de risco/conflito e adoptar comportamentos seguros e responsáveis.
“Mais especificamente, pretendemos fomentar as competências cognitivas, afectivas, relacionais e comportamentais ao nível da vivência individual e da atitude perante os outros, através de actividades ludico-pegadógicas – educação não formal; desenvolver nos/as alunos/as a capacidade para se exprimirem revelando os seus pensamentos, sentimentos e acções adequadas a diferentes contextos sociais”, refere uma nota enviada à nossa Redacção.

O objectivo último “passará por proporcionar conhecimentos aos/às alunos/as para que estes/as sejam multiplicadores capazes de realizar troca de saberes entre os seus semelhantes através de um processo de partilha de experiências e vivências”.