Equipas de Nossa Senhora com missa na igreja da Ponta do Pargo

*Sílvio Mendes

As Equipas de Nossa Senhora da zona oeste da Madeira que integra as paróquias dos arciprestados da Ribeira Brava e Calheta vão participar na missa de ação de graças que irá ser celebrada no sábado 10 de novembro na igreja da Ponta do Pargo.
Terá início às 18 horas sendo presidida pelo Padre Roberto Aguiar, pároco da Ponta do Pargo e solenizada pelo Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia da Calheta.
O objetivo das Equipas de Nossa Senhora é ajudar os casais a descobrir as riquezas do sacramento do Matrimónio e a viver o seu casal na fé. Pelo seu exemplo, os casais das Equipas de Nossa Senhora querem ser testemunhas do matrimónio cristão na Igreja e no mundo.
Aquele movimento eclesial foi fundado no ano de 1939, em Paris, pelo Padre Henri Caffarel.
Em 1947 foi elaborado um documento fundador intitulado a “Carta das Equipas de Nossa Senhora”, ou mais conhecido por “Estatutos”, que contém os pontos essenciais que cada casal, membro das ENS, deve seguir.
Em Portugal as atividades deste movimento começaram no ano de 1955. Na Diocese do Funchal as Equipas de Nossa Senhora iniciaram as suas atividades no ano de 1964 e existem grupos das Equipas de Nossa Senhora em diversas paróquias.
Cada equipa compõem-se entre cinco a sete casais e um sacerdote, como conselheiro espiritual.
A equipa reúne mensalmente, na casa de um dos casais, para orar, refletir sobre textos bíblicos e documentos propostos pelo movimento, partilhar experiências e progressos, no que concerne ao cumprimento dos Pontos Concretos de Esforço.
As atividades destas Equipas realizam-se de setembro a julho.