Escola Russa deverá ajudar a reforçar relações entre a Madeira e aquele grande país

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, marcou hoje presença na inauguração da primeira Escola Russa na RAM. Uma oportunidade para o governante salientar a antiguidade das relações entre a Madeira e a Rússia, na presença do embaixador russo em Portugal, Mikhail Kamynin. “As relações entre a Rússia e a Madeira remontam ao séc. XVIII”, sublinhou. O vinho Madeira, disse, era exportado para a corte russa e era muito apreciado. As elites russas costumavam também fazer turismo na Madeira durante o Inverno. Entre elas, o conhecido pintor romântico russo Karl Bryullov.

Miguel Albuquerque salientou que a intuição tem um papel importante nas relações entre a Madeira e a Rússia. “As ligações entre a Madeira e a Rússia são muito antigas”, acrescentou.

Por outro lado, considerou, esta é uma instituição que “está em condições de fazer um trabalho importante de aproximação entre a Rússia e a Madeira”.

Albuquerque frisou que a comunidade russa na Madeira está a crescer, já se cifrando, segundo os últimos dados, em 262 pessoas. E o turismo russo tem vindo a aumentar.

A Escola, opinou, também desempenhará um importante papel na formação dos profissionais de turismo madeirenses na língua russa.

Por seu turno, o diplomata Mikhail Kamynin reforçou a contribuição da Escola Russa para a aproximação das relações entre a RAM e aquele grande país.