Albuquerque inaugura obras de estabilização da Ribeira do Junçal no Porto da Cruz

Porto da Cruz
Porto da Cruz foi afetado fortemente pelo temporal de 2013 . A ribeira tem, agora, as obras concluídas.

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, desloca-se terça-feira, dia 23 de outubro, pelas 18 horas ao Porto da Cruz, freguesia onde o executivo concluiu a empreitada de ‘Estabilização da Margem Esquerda da Ribeira do Junçal’, sendo que a margem esquerda, na zona do cemitério, foi fortemente afetada pelo temporal ocorrido em novembro de 2013.

De acordo com uma nota enviada à comunicação social, “foi adotada uma solução de aterro do vale, que teve, como consequência direta, a necessidade de se proceder ao desvio da Ribeira do Junçal, tendo sido previsto, para o efeito, um canal de desvio, com uma extensão total de cerca de 295 metros e cinco metros de largura útil. À entrada do canal, houve que prever um enchimento de betão simples na soleira com 1 metro de espessura e largura variável – até aos 5 metros de largura da secção corrente – e dois muros-ala pregados, de altura variável.

Num primeiro troço, com uma extensão aproximada de 155 metros, dada a necessidade de altear o aterro, com vista à estabilização da margem esquerda, houve que prever travessas de betão armado.

A empreitada representa um investimento superior a 8,8 milhões de euros (IVA incluído).