Na sequência das notícias e das reportagens avançadas em primeira mão pelo Funchal Notícias, informa-se que amanhã, domingo, pelas 11.15 horas, realizar-se-á na Praça do Município, no Funchal, a cerimónia militar na qual se procederá à entrega do Estandarte Nacional à 8ª Força Nacional Destacada para o Iraque, onde participará na operação “Inherent Resolve”, dirigida pelos EUA, de combate ao autoproclamado Estado Islâmico. Nesse enquadramento, um contingente de 30 militares madeirenses actuará ministrando instrução às forças militares e de segurança iraquianas.
Simultaneamente, jurarão bandeira os integrantes do 6º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2018.
A cerimónia será presidida pelo representante da República para a RAM, juiz conselheiro Ireneu Barreto. Estarão ainda presentes na ocasião o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, e do presidente do Governo Regional. Miguel Albuquerque.
Entretanto, e da parte da Instituição Militar, estarão presentes, o comandante das Forças Terrestres, tenente-general Rui Guerra Pereira, além do major-general Carlos Perestrelo, comandante operacional e da Zona Militar da Madeira.
Após uma missa celebrada pelas 10 horas na igreja de São João Evangelista (Igreja do Colégio), proceder-se-á, às 10h45, à recepção dos convidados. Segue-se, às 11h15, a cerimónia militar propriamente dita. Na mesma, os militares que partirão a 5 de Novembro para o Iraque, em princípio num avião da FAP Hércules C-130, deverão envergar já os novos uniformes camuflados do Exército português.