CMF realiza em breve a 4ª edição da Semana Municipal da Igualdade de Género

A Câmara Municipal do Funchal assinala, na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de Outubro, a 4ª edição da Semana Municipal da Igualdade de Género. Esta é uma comemoração introduzida pelo executivo de Paulo Cafôfo em 2015, como consequência da definição de uma Estratégia Municipal para a Igualdade. O Funchal volta, assim, a promover um vasto leque de iniciativas dedicadas ao tema e que vão celebrar o Dia Municipal da Igualdade (24 de Outubro) em vários pontos da cidade, salienta a autarquia.

A vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Igualdade, refere que “este continua a ser um tema premente e central para a Madeira e para o país (…)”.

Na próxima segunda-feira, dia 22, a semana começará com uma conferência dedicada à Igualdade de Género nos Países da CPLP, que terá lugar na sede da Associação Presença Feminina, pelas 17 horas. Seguir-se-á a abertura de uma exposição dedicada ao tema, a ser inaugurada no átrio da Câmara Municipal do Funchal, pelas 18 horas. No dia seguinte, a Igualdade de Género será, por sua vez, o objecto de trabalho das jornadas LGBTI, evento promovido pela Associação Rede Ex-Aequo.

Entretanto, quarta-feira, dia 24 de Outubro, assinala-se o Dia Municipal da Igualdade, que será marcado pela entrega de prémios, nos Paços do Concelho (15h), aos vencedores da 4ª edição do Prémio Municipal Maria Aurora, assim como da 3ª edição do Concurso de Vídeo “Caminhando para a Igualdade”.

Dia 25, as comemorações prosseguem logo pela manhã (11h30) nos Jardins do Teleférico, com o Mercadinho da UMAR. O dia terminará no Balcão Cristal, na Zona Velha da cidade, com o debate “Arte&Género”, que terá como oradores Hugo Andrade, Paula Erra e Élvio Camacho, pelas 18 horas.

A semana comemorativa terminará oficialmente no dia 26 de Outubro, sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, com uma conferência da socióloga Isabel Ventura, denominada “Medusa no Palácio da Justiça: uma história de violência sexual em Portugal”, pelas 15 horas e aberta a toda a população.

Por outro lado, a edilidade vai promover, ao longo de toda a semana, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina, a iniciativa “Caminhando para a Igualdade”, destinada aos mais jovens, e que visa promover e desenvolver esta temática, através de sessões de informação e sensibilização, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e teatro de fantoches, em colaboração da UMAR. As actividades terão duas sessões diárias, uma de manhã e outra à tarde.